sábado, agosto 15, 2020
Início Notícias Nova Lei de Licitações traz definição mais clara do termo de referência,...

Nova Lei de Licitações traz definição mais clara do termo de referência, afirma especialista

0
332

Um dos principais documentos da fase interna da licitação, o termo de referência é responsável por condensar os dados essenciais do objeto que se pretende contratar pela Administração Pública. Com o advento do pregão, Lei n° 10.520/00, o procedimento ganhou espaço no processo licitatório. A nova Lei de Licitações, por sua vez, descreve os elementos necessários para a construção do termo de referência. É o que destaca a professora Tatiana Camarão, mestre em Direito Administrativo.

 “O projeto da nova Lei de Licitações veio finalmente trazer o documento de forma mais clara e detalhada. Conforme previsto artigo 6º, inciso XXIII, do PL nº 12292, o termo de referência deve conter a definição do objeto, a fundamentação da contratação, a descrição da solução como um todo, considerando todo o ciclo de vida do objeto,  os requisitos da contratação, os modelos de execução do objeto e de gestão do contrato, critérios de medição e de pagamento, forma e critérios de seleção do fornecedor, estimativas do valor da contratação e adequação orçamentária”, elenca a professora.  

Para Tatiana Camarão, o PL traz um norte definitivo sobre a construção do termo de referência que até então não existia na Lei nº 8.666/93. “Com este roteiro definido pelo projeto de lei, o documento ficará mais uniforme e padronizado. O PL deixa mais claro os itens que são essenciais e não fica a livre arbítrio da Administração definir quais elementos utilizar na elaboração do termo de referência”, ressalta.

A professora destaca ainda o artigo 40, parágrafo primeiro do PL 1292, o qual prevê que o termo de referência deverá conter as especificações do produto, preferencialmente, conforme catálogo eletrônico de padronização, locais de entrega do produto e especificação da garantia exigida e das condições de manutenção e assistência técnica.

Livro Termo de Referência

O livro “Termo de Referência – o impacto da especificação do objeto e do termo de referência na eficácia das contratações públicas“, dos professores Tatiana Camarão, Jair Eduardo Santana e Anna Carla Duarte Chrispim terá uma nova edição em breve. Publicado pela FÓRUM, a previsão é de que a 6ª edição da obra esteja disponível em agosto.

Webinar sobre Termo de Referência

Para os interessados em saber mais sobre este importante documento da fase inicial da licitação, a professora Tatiana Camarão realizará no dia 21 de julho o webinar gratuito “Como elaborar o termo de referência com excelência”. As inscrições podem ser realizadas neste link.